25 de outubro de 2011

CARTOLA MÁGICA-Levitação e suas curiosidades

O número da levitação encanta pessoas no mundo todo há séculos, acredita-se que a arte de levitar tenha surgido praticamente junto com o início do ilusionismo, desde sua criação esse efeito já passou por diversas mudanças, atualmente a levitação pode ser feita de inúmeras maneiras diferentes, cada mágico tem a sua técnica, por isso é tão difícil descobrir os seus segredos.
A levitação já esteve presente em diversas ocasiões e lugares, até mesmo no carnaval brasileiro quando o ilusionista Issao fez o dançarino Carlinhos de Jesus levitar em plena avenida, um show apoteótico, mas a levitação também já foi muito utilizada por falsos médiuns que diziam ter o poder da levitação e com isso enganavam milhares de pessoas, um dos mais famosos casos é de Colin Evans. ( foto)levitation18
Evans flutuando, com certeza ele conseguiu muito dinheiro na época com essa farsa, mas logo foi desmascarado, essa foto tirada numa sessão em 1938, o que você sugere para essa levitação? Uma corda amarrada no teto? Foto falsa? Pessoas contratadas? Não, não e não, nenhuma das hipóteses está correta, acredite, mas o segredo dessa farsa histórica é até mesmo engraçada, então vamos começar:
Percebeu que os pés do médium não aparecem nitidamente? E a posição curiosa do seu corpo no ar, meio curvado? Veja que na mão esquerda aparece um tipo de cordão branco, já descobriu, ainda não? A resposta é simples.
Essa é uma foto capturada com flash numa sessão realizada em Wortley Hall, Londres, mostra uma plateia e Colin Evans levitando, o cordão na mão de Evans é um dispositivo que ativou o flash, ou seja, a câmera foi disparada por ele mesmo com o intuito de congelar o movimento. Os pés da Evans estão borrados e o corpo curvado simplesmente porque Evans não levitou, mas sim pulou da cadeira e tirou a foto, isso mesmo, a levitação de Evans nada mais era do que uma sala escura onde esle subia numa cadeira pulava ao mesmo tempo que acionava a câmera, imagescomo estava tudo escuro ninguém via nada e simplesmente viam a foto depois do ocorrido, acreditando que o falso médium realmente havia levitado.
E isso ai pessoal. Colin Evans conseguiu encher um salão, mas só podia “levitar” em escuridão completa! Por isso nenhum dos presentes na fotografia está olhando para o homem flutuando no ar. (Ou pulando). Ninguém estava vendo nada, perceba que todos fixam o vazio. Não foi usada fotografia infravermelha: as imagens foram capturadas com flashes, que congelaram o movimento de um charlatão pulando do alto de uma cadeira no escuro.
Mágicos no mundo todo utilizam a levitação mas de forma honesta, e com o único e maravilhoso objetivo de levar entretenimento e sonhos a todos os cantos através de sua arte surpreendente, aprecie a arte, aprecia a mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...